top of page

Olá, pessoal! Saudações enepianas!

 

A princípio é necessário compreender a natureza única com que cada ENEP é construído. Como já dito por nós anteriormente, isso não deve-se somente aos organizadores, mas também a estrutura física e social do local que sediará o evento, assim como pela conjuntura social do momento. Nosso ENEP está sendo construído por estudantes majoritariamente de uma universidade no interior da Bahia, atuante nas políticas públicas de inserção das minorias sociais no ensino superior, que tem vivências acerca do tema que estão se propondo a discutir durante o ENEP, com propriedade de causa. Conhecemos de perto as realidades das exclusões sociais, dos preconceitos, das discriminações, machismos, e inclusive da subestimação a que somos sujeitados constantemente, numa atitude xenofóbica que muitos reproduzem sem perceber.

A respeito das isenções, apontamos que como indicado no site do evento, o número de isenções concedidas pelos organizadores seria correspondente a 20% do número total de inscritos. Aguardamos o máximo possível para realizar essa conta - vide demora dos resultados. Assim, considerando o número de inscritos no último dia antes da divulgação dos resultados das isenções, o número máximo de isenções a serem concedidas seria 43. Apesar disso, a COMORG selecionou 50 pessoas como isentas, considerando que, embora as inscrições estejam até então, em ritmo inferior ao esperado, seriamos capazes de arcar com esse excedente. Na ordem de seleção dos isentos, priorizamos as pessoas que somassem um ou mais requisitos para a concessão de isenção (por exemplo, que além de negras, fossem cotistas e bolsistas). Então, se você não foi contemplado com a isenção, isso não significa que você não se adequou aos requisitos, mas sim que houveram pessoas que mostraram mais necessidade que você, por apresentarem mais indicativos de vulnerabilidade social, e priorizamos essas pessoas. Houveram também aqueles que foram desclassificados por não terem enviado os documentos necessários para comprovar sua adequação aos critérios para seleção de isentos, outros por não se adequarem realmente, e ainda alguns que enviaram o e-mail solicitando isenção e não estavam inscritos no evento, também existe possibilidade de que você seja um deles. É importante pontuar que todas as sinalizações a respeito das informações necessárias para a solicitação - vide site e posts no facebook a respeito.

Frisando: isso não significa que você "não é negro o suficiente" ou "pobre o suficiente". Tomamos como base pra análise a documentação enviada - como já havíamos pontuado que realizaríamos.

Se ainda assim, você desejar saber o motivo particular para não ter sido selecionado como isento, nos sinalize. Nos esforçaremos para sanar todo e qualquer imprecisão sobre o assunto.

Em tempo, é importante avisar: todas estas respostas serão dadas por email. Destacamos uma comissão para cuidar exclusivamente dessa parte de isenções. Caso a resposta demore um pouco pedimos também a compreensão de que a comissão é formada por estudantes (que no momento se encontram no final do semestre).

Atenciosamente,

Comissão organizadora do xxix enep

bottom of page