top of page

Ô de casa, ô de fora!

Boas-vindas Enepianas do povo do recôncavo!

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, através do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, com sede na cidade de Cruz das Almas. Hoje contamos com centros de ensino distribuídos nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas.

 

A primeira manifestação favorável à criação de uma universidade no Recôncavo, remonta a ocasião da independência da Bahia e ocorreu durante reunião no Senado da Câmara de Santo Amaro, em 14 de junho de 1822. Em vários momentos do século XX, diversos documentos foram enviados ao ministério da educação e ao congresso nacional, com o sonho de que, através da experiência da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, o recôncavo pudesse instituir uma universidade federal com a cara de seu povo.

 

E no início dos anos dois mil retomou-se a discussão de construção dessa proposta de Universidade. A disputa política pela efetivação da UFRB foi árdua, como tem sido árdua a caminhada nesses 12 anos, forças conservadoras tentaram roubar - mais uma vez - do nosso povo o sonho do ensino superior público e de qualidade no interior. Mas nos erguemos como povo forte e de luta e garantimos a concretização dessa Universidade.

 

Nós, UFRB, possuímos autonomia administrativa, patrimonial, financeira e didático-pedagógica. Nos constituímos como um marco político na região e seguimos pretendendo potencializar as nossas especificidades e horizontalizar o debate com o nosso povo.

bottom of page